NOTÍCIAS

30-MAI-2023

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

30 DE MAIO DE 2023

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil - Atricon, os Tribunais de Contas brasileiros – TCs, o Instituto Rui Barbosa – IRB, o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas – CNPTC, a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios – Abracom – aqui denominados Sistema Tribunais de Contas – e o Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci reuniram em uma única ferramenta as informações de todos os órgãos públicos brasileiros que responderam aos questionários aplicados e validados pelos Tribunais de Contas.

O levantamento realizado pelo Sistema Tribunais de Contas de maio a novembro de 2022 alcançou cerca de 8.000 portais públicos, englobando a União, 26 Estados, o Distrito Federal e 4.191 Municípios, classificados em diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente. Classificação cujo objetivo é estimular o aprimoramento da transparência.

O objeto da avaliação foi a transparência ativa – isto é, aquela por meio da qual se disponibilizam dados de forma espontânea, independentemente de solicitação – materializada nos portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública, abrangendo a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios do Brasil.

Através da ferramenta é possível ter acesso aos:

- Índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o país, apurados no levantamento realizado em 2022 pelos Tribunais de Contas com o apoio dos controladores internos;

- Os critérios de transparência que são (ou não) atendidos em cada portal, tais como, a divulgação de dados de receita, despesa, folha de pagamento, diárias, licitações, contratos, etc;

- Serve de portal de entrada para todos os portais da transparência dos órgãos públicos que tenham participado do levantamento, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados pelos interessados diretamente na fonte.

A transparência na administração pública é fundamental para a participação cidadã. Ao disponibilizar informações sobre políticas públicas, projetos e decisões, os cidadãos têm a oportunidade de se envolverem nas discussões e contribuírem com suas opiniões e sugestões. Dessa forma, a transparência promove a democracia participativa e fortalece a relação entre governo e sociedade.

Além disso, incentiva a eficiência e a melhoria na gestão. Ao tornar as informações disponíveis, possibilita-se a análise crítica e o monitoramento das políticas públicas. A sociedade pode avaliar os resultados e cobrar medidas corretivas, promovendo uma administração mais eficaz e voltada para o interesse público.

A disponibilização de informações claras e acessíveis fortalece o controle social e o exercício da cidadania, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Clique no link abaixo e acesse o Radar da Transparência Pública:

https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/atricon2.html

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 184 dia(s)

Resultado Preliminar da 2ª Etapa da Seleção Técnica para constituição do Banco de Gestores Escolares de São Benedito

Resultado Preliminar da 2ª Etapa da Seleção Técnica para constituição do Banco de Gestores Escolares de São Benedito

#Educação Há 184 dia(s)

Resultado Final da 1ª Etapa da Seleção Técnica para constituição do Banco de Gestores Escolares de São Benedito

Resultado Final da 1ª Etapa da Seleção Técnica para constituição do Banco de Gestores Escolares de São Benedito

#Educação Há 191 dia(s)

Resultado Preliminar da Seleção Técnica para constituição do Banco de Gestores Escolares de São Benedito

Resultado Preliminar para o Banco de Gestores Escolares de São Benedito

#AssistênciaSocial Há 212 dia(s)

Locais de Votação na eleição para o Conselho Tutelar

Confira onde você votará na eleição para eleger os Conselheiros Tutelares

#AssistênciaSocial Há 213 dia(s)

Confira os locais de votação da Eleição para o Conselho Tutelar de São Benedito

Governo Municipal de São Benedito Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes Comissão do Processo Eleitoral

#Cultura Há 222 dia(s)

Editais da Lei Paulo Gustavo

Divulgação dos Editais nº 01/2023 (demais áreas culturais) e nº 02/2023, (audiovisual) da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.

#AssistênciaSocial Há 235 dia(s)

Locais de votação para o cargo de Conselheiro Tutelar de São Benedito

Confira os locais de votação para o cargo de Conselheiro Tutelar

#AssistênciaSocial Há 235 dia(s)

Confira o que é permitido e vedado no período da campanha eleitoral para o Conselho Tutelar

Condutas permitidas e vedadas na campanha para o cago de Conselheiro Tutelar

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito