O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 25/11/1973
Emancipação Política: 25 de novembro de 1873
Gentílico: sambeneditense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesorregião: Noroeste Cearense
Microrregião: Ibiapaba
Distância para a capital: 350 KM

Dados de características geográficas

Área: 338.149,00
População estimada: 50100
Densidade: 19.275,00
Altitude: 930
Clima: Tropical úmido de altitude
Fuso Horário: UTC-3
Para outros significados de São Benedito, veja São Benedito (desambiguação).
São Benedito é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população de acordo com o censo brasileiro de 2018 é de 50.414 habitantes. Com Densidade demográfica de 130,61 hab/km².
Chamou-se primitivamente Rio Arabê ou das baratas, segundo versão tupi, havendo como referência o riacho (Século XVII). Nessa época, tinham-se por habitantes somente Tapuias, marcando um dos principais agregamentos indígenas.

Desse referencial se tem notícia a contar do ano de 1604, quando Pero Coelho de Souza, após subjugar os Tabajaras da Ibiapaba, estendeu suas conquistas ao longo da Grande Serra da Ibiapaba, montando seu quartel-general nesse local. Comandou, então, o restante de suas operações de conquista, reunindo os principais Morubixabas, deles exigindo obediência, fidelidade reinol, além de aprisionar duzentos índios, torná-los escravos e remetê-los algemados para Pernambuco.

Cessado o terrorismo aventureiro, cada Tuxaua procurou o seu domicílio, ficando no Arabê os nativos que lhe eram vinculados. Pouco mais de um século se passou. Em 1759, quando da expulsão dos Jesuítas, da Ibiapaba, coube ao Índio Jacob reunir o contingente de sua obediência e buscar refúgio no referido Rio Arabê. Instalou sua aldeia. Logo em seguida, grupos dispersos se acercaram do reduto, montaram seus tugúrios e formou-se por essa via o povoamento. Evolução Política: Criou-se inicialmente o Distrito Policial consoante Lei Provincial nº 527, de 6 de dezembro de 1850, modificando o locativo para São Benedito da Ibiapaba. Criou-se em seguida a primeira escola, conforme Lei nº 685, de 20 de outubro de 1854 e abriram por essa réstia de sabedoria os luminares que iriam marcar o primeiro estágio evolutivo do reduto. Sua elevação à categoria de Vila provém de Lei Provincial nº 1.470, de 18 de novembro de 1872, tendo sido instalada a 25 de novembro do ano seguinte, simplificando a denominação para São Benedito. Instalou-se igualmente nessa data a Câmara Municipal de São Benedito.

A elevação da Vila à categoria de município provêm da Lei nº 1.850, de 30 de agosto de 1921.

Igreja As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como precedente o Índio Jacob, devoto de São Benedito e a quem recorria em seus monumentos de apertura. O primitivo templo, construído em taipa, chão batido e cobertura de palhas, teve por colaboradores os próprios nativos (1759). Cerca de oito décadas se passaram. Em 1841, erigiu-se em termos modernos a primeira casa de oração, tendo como assistente o pároco de Viçosa do Ceará, padre Filipe Benício. Ampliado e reformado esse despretensioso oráculo e a contar com São Benedito estímulo de que foi vanguardeiro o padre João Crisóstomo de Oliveira Freire, surgiu a ideia de construção da Igreja Matriz, cujas obras se iniciam a 23 de agosto de 1850. Os trabalhos de conclusão e evento de caráter inaugural, datam de 21 de dezembro de 1851.


Obelisco do Município de São Benedito, erigido em 1973, pelo centenário do município.
Tem como filho ilustre Raimundo de Farias Brito (São Benedito, 24 de julho de 1862 — Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1917), um escritor e filósofo brasileiro, sendo considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil, em que identificou os planos do conhecimento e do ser, voltando dogmaticamente à metafísica tradicional, de caráter espiritualista.

Em 29 de agosto de 1970, numa ação guerrilheira controversa, a Ação Libertadora Nacional (ALN, grupo da esquerda armada de tendência cubana) assalta no município o estabelecimento do comerciante José Armando Rodrigues e candidato a vice-prefeito pelo ARENA (Aliança de Renovação Nacional, partido de sustentação do regime militar), que foi sequestrado, torturado e assassinado com 4 tiros e depois atirando seu corpo na Serra de Ibiapaba, sendo o cadáver encontrado no dia seguinte pelo pai da vítima [6]. A barbárie provocou o maior cerco policial da História do Ceará [7], sendo quase todos os envolvidos neste ato terrorista em São Benedito foram presos e alguns condenados a prisão perpétua pela Justiça Militar. A execução de José Armando Rodrigues é um tabu entre os veteranos da esquerda armada porque entre os motivos de seu assassinado estão várias versões que seria um caso extraconjugal da filha de José Bento, um militante da ALN e ex-membro do PCB, que após o desenlace, o pai "quis lavar a honra com sangue" ou que o comerciante teria uma lista de guerrilheiros na região que seriam denunciados as autoridades competentes [6], tanto que esta morte não foi realizada propaganda nos jornais da ALN ou manifestos foram deixados a população para explicar os motivos do assassinato como de praxe. A barbárie provocou o maior cerco policial da História do Ceará [7], praticamente, desmantelando a ALN no Ceará. Em memória de José Armando Rodrigues, uma rua da cidade tem seu nome.

Data da Criação: 18 de novembro de 1872.
Instalação: 25 de novembro de 1873. Desmembrado de Viçosa do Ceará.
Padroeiro: São Benedito. Dia: 01/01.
Arquitetura Antiga: Igreja Matriz de São Benedito (1841)
AGRICULTURA
cidade sede
2 distritos- Inhuçu e Barreiro
artesanatos
floricultura
NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 152 dia(s)

Resultado Preliminar da 2ª Etapa da Seleção Técnica para constituição do Banco de Gestores Escolares de São Benedito

Resultado Preliminar da 2ª Etapa da Seleção Técnica para constituição do Banco de Gestores Escolares de São Benedito

#Educação Há 152 dia(s)

Resultado Final da 1ª Etapa da Seleção Técnica para constituição do Banco de Gestores Escolares de São Benedito

Resultado Final da 1ª Etapa da Seleção Técnica para constituição do Banco de Gestores Escolares de São Benedito

#Educação Há 159 dia(s)

Resultado Preliminar da Seleção Técnica para constituição do Banco de Gestores Escolares de São Benedito

Resultado Preliminar para o Banco de Gestores Escolares de São Benedito

#AssistênciaSocial Há 180 dia(s)

Locais de Votação na eleição para o Conselho Tutelar

Confira onde você votará na eleição para eleger os Conselheiros Tutelares

#AssistênciaSocial Há 181 dia(s)

Confira os locais de votação da Eleição para o Conselho Tutelar de São Benedito

Governo Municipal de São Benedito Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes Comissão do Processo Eleitoral

#Cultura Há 190 dia(s)

Editais da Lei Paulo Gustavo

Divulgação dos Editais nº 01/2023 (demais áreas culturais) e nº 02/2023, (audiovisual) da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.

#AssistênciaSocial Há 203 dia(s)

Locais de votação para o cargo de Conselheiro Tutelar de São Benedito

Confira os locais de votação para o cargo de Conselheiro Tutelar

#AssistênciaSocial Há 203 dia(s)

Confira o que é permitido e vedado no período da campanha eleitoral para o Conselho Tutelar

Condutas permitidas e vedadas na campanha para o cago de Conselheiro Tutelar

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito